/////////////////// Significado dos sonhos | Cantinho da Luz

Cantinho da Luz

Paz e Luz!

Significado dos sonhos

Nessa página postarei o significado do símbolo nos sonhos e logo abaixo colocarei o link para o Post que exemplifica como interpretei alguns símbolos nos meus sonhos ou projeções.

Há muitos anos que estudo e pesquiso sobre sonhos, quer seja através de livros, pesquisas na Internet e o que disponibilizo aqui é fruto desse trabalho que realizo há muito tempo.

Quero deixar claro que NÃO INTERPRETO SONHOS, pois acredito fielmente que os sonhos fazem parte da história de vida pessoal de cada um.

******************************************************

>Água: A água representa o estado da alma da pessoa. Água em seu sonhos simboliza seus inconsciente ou seus estado emocional. Água é a essência viva de sua psique e o fluxo de energia da vida. É também simbólico para a espiritualidade, conhecimento, cura e frescor. Sonhar com água fervente sugere que você está passando por algum reboliço emocional. Também significa que os sentimentos de seu inconsciente estão vindo à tona e prontos para se tornarem conscientes.

Águas calmas significam que vêm bons tempos e que está em paz com sua espiritualidade. Indica serenidade, espírito jovem e aceitação de um mesmo. Se estão limpas e puras esperamos conseguir o sucesso e a aceitação de nossos semelhantes. Se a água está revolta ou suja, aconselha-se cautela. Deveria reconsiderar suas decisões e não se ficar atrapalhando em suas emoções negativas. É possível que deveria encontrar tempo para clarificar sua mente e encontrar a paz interna. Se em seu sonho se encontra imerso em água turva, quer dizer que está extravasado por uma situação ou por suas emoções. Se sonha que há uma inundação, quer dizer que se enfrentará lutas e emoções difíceis. Se você se encontra imerso em águas barrentas indica que você está atolado até a cabeça em uma situação e oprimido por suas emoções. Escutar água corrente no sonho, denota meditação, reflexão, e ponderação de seus pensamentos e emoções.

>Avião: Sonhos de aviões em choque costumam referir-se à operação alquímica da coagulatio*. A imagem de pára-quedistas ou super-homens que descem do avião parecem mostrar que algo até então inconsciente, está descendo do infinito e vai saltar no âmbito da compreensão humana e são representações antecipadas de uma nova percepção do SELF. A sobrecarga do avião pode estar indicando valores do ego vígil que devem ser abandonados assim com os sonhos em que o avião está em queda simbolizam um contato brutal com a realidade concreta. O avião pode aparecer nos sonhos como veículo de pensamentos e idéias mais avançadas ou referir-se em geral a um impulso para a liberdade.

Sonhos que envolvem pássaros que voam, ou a própria pessoa voando, discos voadores, aviões, foguetes e outras imagens aladas, sobretudo se estão “decolando”, estão relacionados com o processo alquímico sublimatio*. É importante observar que todos estes processos ocorrem naturalmente, e não dependem de nosso desejo particular. Na sublimatio temos a imagem da ave que alça vôo, representando o espaço que temos para respirar, de tal modo que os sentimentos não são reprimidos, mas também não são consumados. Tal processo, entretanto, sempre vem após uma nigredo, após um sentimento de perda ou de morte.

*Coagulatio: representa um estágio do processo terapêutico que tanto o paciente como o terapeuta esperam. É o momento chave em que o paciente que estava lidando com um problema a tanto tempo resolve fazer algo a respeito, ou seja, põe seu discernimento em ação. É o momento em que se assume responsabilidade por si mesmo e tomam-se decisões.

*Sublimatio pode ser definido como a função da imaginação, que permite o fim de nossa dependência de referências externas (felicidade derivada do parceiro, derivada do trabalho, derivada do dinheiro, etc. e a formação de um sentido de individualidade, o ouro filosofal.

*Post relacionado:
- Frente a frente com meus medos

>Carro: Os meios de transporte são imagens que parecem indicar a estrutura do ego ou o modo como o ego se movimenta através das várias atividades da vida. Representa um sentido de liberdade de estar no controle ou ainda uma forma de escapar, fugir. Todo veículo, é parte da sua viagem pela vida quando o sonho se repete sempre, seu inconsciente quer falar-lhe de temas importantes como autocontrole e sensibilidade.

É um símbolo de seu grau de independência e controle que exerce sobre sua própria vida. É interessante comprovar quem conduz o carro em seu sonho – se conduz você, indica que tem um papel ativo em sua vida real. Se outro conduz e você vai no assento atrás, indica que você está se menosprezando e permitindo que os outros assumam o controle e por isso permite que outros tomem decisões que afetam a sua vida. De qualquer maneia, este tipo de sonho indica o seu grau de dependência e controle que você tem em sua vida.

>Casa: Uma casa costuma ser interpretada como um espelho da pessoa que sonha. Naturalmente nenhum outro sonho é mais significativo que este para determinar, sem sofismas ou enganos a realidade durante a vigília… Se no sonho a casa é bem arrumada, bonita, pintada, bem decorada e com móveis limpos, então prenúncios são de boas notícias, progresso, felicidade, riqueza e bem estar. Se grande e confortável, quer dizer grandeza de espírito, magnanimidade, generosidade. Se sonha com sua própria casa, goza de uma base espiritual sólida. Se sonha que se encontra numa nova e estranha, representa seu futuro, o que deve fazer.

Demolir uma casa mostra que você é capaz de superar uma perda recente, tanto no plano material como afetivo. Porta fechada significa parada brusca de atividade importante. Entrar em sonho numa casa e dela sair livremente indica para o preso, a liberdade; para o enfermo, a cura; para o pobre, a fortuna que se aproxima; para o ansioso, a satisfação dos anseios. Leia mais em Sonhos 3ª parte.

>Comida: Felicidade, alegria, bem-estar. Felicidade, alegria, bem-estar. Comer carne: energia, pão: vida longa. Pratos finos: riqueza. Não comer: saúde merece atenção redobrada. Se os alimentos não apresentarem bom aspecto, é sinal de problemas. Sonhar com banquetes, festas de aniversário, muita comida significa abundância. Fazer no transcurso do sonho a própria comida é melhoria no cargo; comer com sábio é sinal de sabedoria ou que vai passar nos exames. Sentar à mesa com autoridades ou gente importante é sucesso na vida social ou profissional.

*Post relacionado:
- O sábio interno de cada um

>Frutas: Frutas em abundância são um símbolo arquetípico de fertilidade. Também podem significar realização pessoal, desejo de enriquecer ou, no caso das mulheres o anseio pela gravidez.

>Malas e bagagens: O simbolismo de malas e bagagem representa o desejo de mudança e transformar sua vida. Representa também os desejos, as necessidades e as preocupações que sente e que lhe pesam na vida real. Deve tentar reduzir seu excesso de problemas e desejos e relaxar um pouco mais.

*Post relacionado:
- Lição nova

>Mar: Para Jung o mar representa o inconsciente coletivo pelas suas profundezas insondáveis e por imediatamente ser associado à água mas pode ainda estar representando, quando essa imagem aparece em sonhos, eminência do ego vígil vir a vivenciar um período de transformação caracterizado por experiências ligadas à operação alquímica da Solutio (transformação).

>Marido/namorado: Sonhar com seu marido representa sua relação com ele e a opinião que seu subconsciente tem dele. É importante analisar que papel tem seu marido no sonho, e daí sentimentos ele provoca em você para analisar o significado do sonho. Sonhar que tem marido, quando em sua vida real não o tem, simboliza uma relação ou compromisso. Também pode representar qualidades de seu pai que manifesta na imagem de um marido em seus sonhos e que fazem parte do lado masculino de sua personalidade.

>Muro, muralha, parede: São inúmeros os significados de muro ou muralha. Depende da solidez do muro a interpretação do sonho. Um muro alto, forte, de pedra, bem construído, indica segurança e proteção, lucros e ganhos, fortuna e prosperidade, mas também pode nos aprisionar em nossos medos. Talvez as paredes que nos mantêm longe de forças de mudança proporcionem um breve conforto, mas um dia teremos de sair e encarar a realidade.Um muro destruído é ruína, aflições ou sofrimentos, perdas em geral. Cair do muro indica perda de autoridade.

>Peixes: Sonhos com peixes, são todos muito favoráveis, salvo raras exceções. Para Jung, peixe pode remeter ao feto, “pois a criança antes do nascimento vive na água como um peixe”. Assim, esse símbolo pode incorporar a força vital com a qual o sonhador tenta estabelecer contato. Pescar sugere uma investigação pelo mar do inconsciente, sem tirar os pés do chão da consciência. Pescar peixes de água doce significa que se realizará um desejo acalentado no coração.

>Viagem: Para Jung, viajar transmite a idéia de evolução na busca de um objetivo profissional ou espiritual. Também podemos ver nesse tipo de sonho o desejo de mudar para melhor algum aspecto da própria vida, ou seja, de renovar-se, novas experiências, conhecimento. Se sonha com viagem é porque precisa de uma mudança radical em sua vida, precisa começar a pensar um pouquinho mais em si mesmo.

*Post relacionado:
- Lição nova

>Voz (ouvir uma): Quando ouvimos vozes sem estar relacionadas a uma determinada pessoa específica, podem significar o eu interior tentando ser ouvido quando estamos envolvidos demais com outras preocupações.

O fenômeno da “VOZ” nítida e que dá conselhos ou direção definidas em sonhos é, geralmente, um símbolo do SELF, o âmago da personalidade.

Sonhar que ouvia uma voz ” que parecia ter eco”, ” que não entendia bem o que queria dizer”, ” que não era forte mas profunda”, e não saber do que se trata deve ser interpretado como sua voz interna que tenta lhe comunicar algo de estrema importância, de relevância transcendental.
O importante não são as palavras e sim a mensagem que tenta ter expressão na consciência. Pode tratar de um caminho que você deve seguir e do qual não tem consciência, ou de algo que não funciona como deveria ou ainda algo que provavelmente deve mudar. A dificuldade para entender é porque nada ou ninguém poderá lhe indicar o caminho, mas você deverá analisar os pormenores de sua vida e tirar uma conclusão oportuna. Tudo que você precisa saber se encontra em seu interior e está lutando para sair.

*Bibliografia:

-1001 Sonhos de Jack Altman
-Dicionário dos Sonhos de Stearn Robsinson e Tom Corbett
- O homem e seus símbolos de Carl Gustav Jung
-Os sonhos e seus significados de All Scott

- Sites:
> http://www.salves.com.br/
> http://www.estudiantes.info/

Nosso canal no You Tube: Leitura e Espiritualidade. Muita paz e muita luz!!!


Canal Leitura e Espiritualidade
no You Tube

(Clique Aqui
)



(Clique Aqui)

Pensamentos que se unem...

(Clique Aqui)


blinkie3b

























A Luz está dentro de Ti...
(Cantinho da Luz)
"Há uma grande alegria no compreendermos e descobrirmos o que somos."
(Krishnamurti)


Caminhos da paz...

(Via de Paz)
"Comece em você a paz que você quer ver no mundo."
(Ghandi)






blinkies1c1

Contador de visita





Pombinha1 Esta pombinha viaja de blog em blog, ajude-a a levar a paz ao mundo levando-a para o seu. Pousou no meu no dia 12/09/09.





Pensamento

"Você não pode estar só se gostar da pessoa com quem fica quando está sozinho." (Wayne Dyer)



Minutos de Sabedoria

70- Renove sua saúde por meio de afirmações positivas. Todas as suas células e seus órgãos cumprirão integralmente seus deveres, se você não os maltratar com pensamentos negativos de descrença, de medo, de raiva nem de vingança. (Minutos de Sabedoria – C.T. Pastorino)




Oração da Serenidade


Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras.
barrinha11



Que brilhe a vossa luz!

estrela piscante1


(Sites de Luz)



Direitos autorais

As imagens são retiradas da internet, algumas sem créditos para a autoria. Textos ou frases que não são escritos por mim, são mencionados o nome do autor. Caso tenha tenha colocado algum texto ou imagem que te pertencem, entre em contato que colocarei os devidos créditos ou se quiser retirarei do Blog.




Blogosfera

Central Blogs