Sonhos 3ª parte: Sonhos repetitivos

Sonhos recorrentes ou repetitivos

Algumas pessoas tem constantemente por alguns períodos um sonho que se repete. Esses sonhos repetitivos normalmente têm mensagens importantes que precisam ser codificadas, pois denotam a existência de uma realidade que precisa urgentemente ser compreendida em nossa vida consciente.

Demonstra a existência de um conflito enraizado, o qual poderá dar outro aspecto inteiramente diferente à personalidade. Geralmente envolvem uma experiência marcante, em passado próximo, na vida atual, ou remoto, em vidas anteriores. No artigo “Sonhos 1ª parte: Mensagens da alma” falei de como fica mais fácil a compreensão quando anotamos os sonhos.

Às vezes um determinado acontecimento na vida faz eclodir esse ponto de tensão na psique que está enraizada no inconsciente e aflora dando origem ao sonho. Ele contém mensagens, avisos, alertas e/ou informações especiais, às vezes até das nossas vidas passadas. Ao acordarmos lembramos desses sonhos de maneira muito nítida, como se o sonho tivesse sido real.

O sonho recorrente ou repetitivo só acontece porque não conseguimos entender ou colocar em prática a mensagem do inconsciente. Pessoas que são muito resistentes a mudanças, que tem um superego muito rígido são as que mais têm este tipo de experiência. Um sonho repetitivo com certeza tem um significado muito especial para a pessoa, por isto é necessário uma reflexão maior do seu conteúdo.

Símbolos no sonho

No post “Sonhos 2ª parte: Classificação dos sonhos” abordei com mais detalhes os tipos de sonhos. Os sonhos fisiológicos não são de grande importância porque satisfeitas as necessidades fisiológicas que o corpo está pedindo, conseguimos voltar a dormir.

Os sonhos comuns já demonstram o foco da nossa atenção no nosso cotidiano, mas se esse tipo de sonho nos incomoda não deixando ter um sono tranqüilo, é necessário ter um preparo antes de dormir como: evitar assistir televisão antes de dormir, ler uma leitura edificante, fazer um relaxamento e uma meditação dirigida com um CD ou com os próprios recursos, fazer uma oração, agradecer o aprendizado do dia e entregar os seus problemas a Deus, com a certeza de que tudo já está resolvido.

Já os sonhos repetitivos ou símbolos que se repetem a cada período e os sonhos marcantes requerem interpretação. Analisando os sonhos espirituais e os sonhos psicológicos podem nos trazer auto-conhecimento e crescimento. O sonho psicológico geralmente aparece numa linguagem simbólica que pode vir do inconsciente coletivo ou do inconsciente pessoal, como por exemplo quando sonhamos com cobra.

No inconsciente coletivo sonhar com cobra quer dizer traição, pois lembra muito a história de Adão e Eva. A tradição de sua história é passado de geração a geração com a conotação de traição, já para uma pessoa que teve uma elaboração interna diferente dessa história ela pode ter um significado diferente como por exemplo, de ousadia, determinação em seguir o seu caminho, de não ser dependente dos outros.

Por isso, cada símbolo no sonho tem um significado individual porque nós somos seres singulares e cada um constrói a sua história de acordo com a maneira de elaborar os conteúdos internamente. Para os sonhos espirituais a mensagem é muito clara e não deixa dúvidas sobre sua natureza transcendental. Gostaria de abordar aqui dois símbolos que é muito importante compreendê-los.

Uma das maneiras que o nosso Eu divino se manifesta é através desses sonhos repetitivos. Quando um padrão de pensamento, atitudes, emoções podem evoluir para o desequilíbrio, o sofrimento e a dor, é então, que a nossa centelha divina se mobiliza para trazer a cura. Muitas vezes trazemos esses padrões por encarnações consecutivas.

Se você está lendo esse post é porque de alguma forma a sua mente promoveu para que obtivesse essa informação, ou como diz Paulo Coelho, ‘o Universo está conspirando a seu favor’. Sua luz divina que quer te ver saudável, curado, feliz, está pedindo, clamando: “Faça alguma coisa por você!”.

Tem algumas técnicas de neurolinguística que são compartilhadas por estudiosos, pesquisadores, especialistas da área que podemos praticar no nosso cotidiano. Como a técnica do “Ponto Zero” que Cátia Simionato compartilha através de um material visando justamente esse público que estão encarcerados em padrões repetitivos de pensamento, emoção e comportamento. A Técnica do Ponto Zero, criada por Dr. Cousens, é a única que chega direta e rapidamente à origem do problema, sem necessidade de intelectualizar ou ter compreensão intelectual, economizando anos de processo psicoterapêutico.

Para saber mais sobre a Técnica Ponto Zero, clique aqui ↓
ponto-zero


Quer saber como os sonhos podem ser uma ferramenta para o nosso autoconhecimento? Leia este artigo onde explico como o significado dos símbolos refletem em nossa vida: “Sonhos caminho para o autoconhecimento”.

 

casa2-can2

CASA
É um símbolo da personalidade, da mente psicológica. A maneira como a casa está mostra como está nossa mente. Um sonho em que aparece uma casa dever ser interpretado de acordo com seus detalhes e cores. É preciso considerar em como a casa é mantida e suas condições de uso. Os cômodos na casa estão relacionados com facetas de sua personalidade. Por exemplo, nos sonhos, a cobertura representa sua capacidade intelectual, o porão seu inconsciente, o quarto como funcionam os nossos assuntos de casal, o banheiro a limpeza de nossos sentimentos e emoções, as janelas nossas influências exteriores, tudo tem uma correlação no plano físico. Às vezes, sonhar com casas onde moramos quando crianças indica uma tentativa de regresso aos momentos felizes que vivemos, ou se for desagradável representa traumas de nossa infância, a criança que foi ferida necessita se auto-curar.

Os sonhos com casas são muitos significativos. Correspondem às tendências tanto positivas quanto negativas que formam nossa personalidade. O estado da casa reflete como está nossa personalidade, nossa estrutura interior. Quando a casa está em reforma ou inacabada revela nosso desenvolvimento e as mudanças necessárias para o nosso crescimento. A casa inundada é um alerta para ficarmos atentos para com nossas emoções. Se está limpando sua casa representa seu desejo na vida real de mudar. Todas as suas experiências, estágios de desenvolvimento, partes do seu consciente e inconsciente estão representados na casa do seu sonho. Nela também estão as preocupações sobre um determinado dilema da sua vida. Preste atenção aos detalhes e aprenda sobre você mesmo.

*Leia mais acessando a Página Significados dos Sonhos (ver casa).

CARRO
Os meios de transporte são imagens que parecem indicar a estrutura do ego ou o modo como o ego se movimenta através das várias atividades da vida. Representa um sentido de liberdade de estar no controle ou ainda uma forma de escapar, fugir. Todo veículo, é parte da sua viagem pela vida quando o sonho se repete sempre, seu inconsciente quer falar-lhe de temas importantes como autocontrole e sensibilidade.
É um símbolo de seu grau de independência e controle que exerce sobre sua própria vida. É interessante comprovar quem conduz o carro em seu sonho – se conduz você, indica que tem um papel ativo em sua vida real. Se outro conduz e você vai no assento atrás, indica que você está se menosprezando e permitindo que os outros assumam o controle e por isso permite que outros tomem decisões que afetam a sua vida. De qualquer maneia, este tipo de sonho indica o seu grau de dependência e controle que você tem em sua vida.

*Leia mais acessando a Página Significados dos Sonhos (ver carro).

barraflorida-12

Meus queridos leitores do Blog, não estou mais respondendo sobre significado de sonhos. Peço a compreensão de todos para não insitirem. Muitas pessoas escrevem pedindo ajuda para interpretar sonhos. Escrevi sobre os sonhos, porque sei que realmente funcionam para entender o momento psicológico que estamos passando. Para vocês terem uma idéia vou completar dez anos de anotações. Fica difícil analisar sonhos pessoais a partir de apenas um sonho. Agradeço a compreensão de todos. Muita paz e muita luz.

 

Para saber significados de alguns símbolos dos sonhos acesse a página Significados dos Sonhos

 

barraflorida-12

Bibliografia
Como interpretar os sonhos. Nerys Dee. Harmonia Editora
Dicionário Psicanalítico dos Sonhos. José Bosco. Madras Editora
Estudando a mediunidade. Martins Peralva. FEB
Memórias, sonhos, reflexões. C. G. Jung. Editora Nova Fronteira
O homem e seus símbolos. C. G. Jung Editora Nova Fronteira
Site: http://www.salves.com.br/dicsimb/dicsimbindex.htm

*Mais bibliografia veja o Post: Aos meus leitores

Leia mais:

Postagens: Sonhos

 

 

 

 

Página: Significado dos sonhos

 

 

 

 

Salvar

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on Pinterest

Vilma Cândida

Vilma Cândida é professora aposentada e blogueira. Formação em Pedagogia pela Unesp, com Pós Graduação em Psicopedagogia e Pós Graduação em Terapias Alternativas pela UNIFRAN de Franca. [Saber mais] [Redes Sociais] [Cantinho da luz]

260 comentários sobre “Sonhos 3ª parte: Sonhos repetitivos

  1. Boa noite! No passado dia 30 de Novembro um tio muito querido meu morreu quando estava conversando com a minha tia através do Skipe visto que se encontrava em outro país em trabalho.
    Passado uma semana após a sua morte e ainda aguarda a chegada do corpo, preparativos de autopsia e funeral dormi na casa da minha tia par lhe fazer companhia na noite de 7 para 8 de dezembro. O corpo do meu tio chegava no dia 9 à nossa terra.
    Mas durante a noite tive um sonho muito estranho. No sonho estava na casa da minha tia no res-do-chão e o meu tio começa a falar comigo do 1ºandar a dizer-me assim “Zeferina, não te preocupes, o tio está bem. Agora estou descansando.” Acordei num sobressalto e com taquicardia mas após fiquei estranhamente calma e senti a presença de alguém perto de mim a me confortar mas eu estava só no quarto de dormir, e a casa da minha tia não tem 1º andar só rés-do-chão. ajude-me a entender se o que eu senti é verdade…

  2. Sonhei que estava dirigindo um ônibus vazio para ir ao trabalho, depois via no trabalho meu ex marido dormindo abraçado comigo. Qdo fui levar o ônibus de volta para a empresa, já era noite e meu ex estava do meu lado enquanto dirigia. Foi muito real! Detalhe: estou separada desde agosto de 20013 só de casa, ele largou a família e mora com outra pessoa. Peço se possível que me revele o significado o mais rápido possível, pois isso não me sai da cabeça e ainda por cima eu e meu filho estamos em tratamento para depressão por causa dessa separação. Obrigada, aguardo ansiosa!

  3. Meus queridos leitores do Blog, não respondo sobre significado de sonhos. Peço a compreensão de todos para não insistirem. Muitas pessoas escrevem pedindo ajuda para interpretar sonhos. Escrevi sobre os sonhos, porque sei que realmente funcionam para entender o momento psicológico que estamos passando. Para vocês terem uma idéia completei quinze anos de anotações. Fica difícil analisar sonhos pessoais a partir de apenas um sonho. Agradeço a compreensão de todos.Para quem tem interesse é bom estudar bastante, pois, tem uma farta literatura sobre o tema.

    Para saber significados de alguns símbolos dos sonhos acesse a página Significados dos Sonhos nesse site. Obrigada pela compreensão.
    Muita paz e muita luz!!!

  4. Tenho sonhado com alguém que fui apaixonada há anos atrás, foi um relacionamento bem conturbado. Tenho sonhado com ele umas duas vezes por semana há uns dois meses. Não tenho nenhum contato com ele e nem penso nele.
    Sonho que ele está me beijando, me abraçando etc.
    As vezes estou sonhando com outra pessoa e ele aparece.
    Qual o significado desta “perseguição”?

  5. Sonhei com o meu pai que estava sentado na cozinha e comecei a conversar e ele gritava bravo : vai embora e eu chegava mais perto e ele só me mandava embora, no outro dia ele estava deitado na cama coberto do lado da minha madrasta, dormindo. E ele já é falecido há quase 3 anos. não sei o que pensar sempre sonho com ele.
    Se puder me responder , obrigado!

  6. Olá, gostei muito de seu esclarecimento. Há algum tempo venho sonhando constantemente que estou me mudando ou prestes a mudar para a cidade do Rio de Janeiro. Eu não conheço o Rio, mas do nada comecei a sonhar que estava indo pra lá, ou que queria muito ir e meu marido não. Já acordei chorando durante a noite, pois sonhava que não iria para lá e da mesma forma já acordei euforica no meio de sonhos em que eu estava lá, ou estava prestes a ir. Enfim, eu não sei o que significa estes sonhos mas o que sempre sinto é que há alguma coisa me chamando para lá… Obrigada!

  7. olá, tenho um sonho que se repete com muita frequencia nos últimos anos..as vzs muda o cenário, mas o conteúdo é o mesmo! Sempre sonho com algo/alguém me segurando e fico desesperada tentando me soltar, e não é alguém do nosso mundo dos vivos, assombração, espírito ou algo parecido!
    O que pode ser?

  8. Meus queridos leitores do Blog, não respondo sobre significado de sonhos. Peço a compreensão de todos para não insistirem. Muitas pessoas escrevem pedindo ajuda para interpretar sonhos. Escrevi sobre os sonhos, porque sei que realmente funcionam para entender o momento psicológico que estamos passando. Para vocês terem uma idéia completei quinze anos de anotações. Fica difícil analisar sonhos pessoais a partir de apenas um sonho. Agradeço a compreensão de todos.Para quem tem interesse é bom estudar bastante, pois, tem uma farta literatura sobre o tema.

    Para saber significados de alguns símbolos dos sonhos acesse a página Significados dos Sonhos nesse site. Obrigada pela compreensão.
    Muita paz e muita luz!!!

  9. Sempre sonho fugindo de alguém que não consigo ver quem é ou brigando com alguém,o que pode ser

  10. Sempre sonho que estou fumando,sinto a fumaça entrando em meu pulmões,é muito real, e eu nunca fumei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *