Sonhos recorrentes ou repetitivos

homem71

Algumas pessoas tem constantemente por alguns períodos um sonho que se repete. Esses sonhos repetitivos normalmente têm mensagens importantes que precisam ser codificadas, pois denotam a existência de uma realidade que precisa urgentemente fazer parte de nossa vida consciente. Demonstra a existência de um conflito enraizado, o qual poderá dar outro aspecto inteiramente diferente à personalidade. Geralmente envolvem uma experiência marcante, em passado próximo, na vida atual, ou remoto, em vidas anteriores. No artigo “Sonhos Primeira parte” falei de como fica mais fácil a compreensão quando anotamos os sonhos.

Às vezes um determinado acontecimento na vida faz eclodir esse ponto de tensão na psique que está enraizada no inconsciente e aflora dando origem ao sonho. Ele contém mensagens, avisos, alertas e/ou informações especiais, às vezes até das nossas vidas passadas. Ao acordarmos lembramos desses sonhos de maneira muito nítida, como se o sonho tivesse sido real.

O sonho recorrente ou repetitivo só acontece porque não conseguimos entender ou colocar em prática a mensagem do inconsciente. Pessoas que são muito resistentes a mudanças, que tem um superego muito rígido são as que mais têm este tipo de experiência. Um sonho repetitivo com certeza tem um significado muito especial para a pessoa, por isto é necessário uma reflexão maior do seu conteúdo.

Símbolos no sonho
No post “Sonhos Segunda parte” abordei com mais detalhes os tipos de sonhos. Os sonhos fisiológicos não são de grande importância porque satisfeitas as necessidades fisiológicas que o corpo está pedindo, conseguimos voltar a dormir. Os sonhos comuns já demonstram o foco da nossa atenção no nosso cotidiano, mas se esse tipo de sonho nos incomoda não deixando ter um sono tranqüilo, é necessário ter um preparo antes de dormir como: evitar assistir televisão antes de dormir, ler uma leitura edificante, fazer um relaxamento e uma meditação dirigida com um CD ou com os próprios recursos, fazer uma oração, agradecer o aprendizado do dia e entregar os seus problemas a Deus, com a certeza de que tudo já está resolvido.

Já os sonhos repetitivos ou símbolos que se repetem a cada período e os sonhos marcantes requerem interpretação. Analisando os sonhos espirituais e os sonhos psicológicos podem nos trazer auto-conhecimento e crescimento. O sonho psicológico geralmente aparece numa linguagem simbólica que pode vir do inconsciente coletivo ou do inconsciente pessoal, como por exemplo quando sonhamos com cobra. No inconsciente coletivo sonhar com cobra quer dizer traição, pois lembra muito a história de Adão e Eva. A tradição de sua história é passado de geração a geração com a conotação de traição, já para uma pessoa que teve uma elaboração interna diferente dessa história ela pode ter um significado diferente como por exemplo, de ousadia, determinação em seguir o seu caminho, de não ser dependente dos outros. Por isso, cada símbolo no sonho tem um significado individual porque nós somos seres singulares e cada um constrói a sua história de acordo com a maneira de elaborar os conteúdos internamente. Para os sonhos espirituais a mensagem é muito clara e não deixa dúvidas sobre sua natureza transcendental. Gostaria de abordar aqui dois símbolos que é muito importante compreendê-los.

casa2-can2

CASA
É um símbolo da personalidade, da mente psicológica. A maneira como a casa está mostra como está nossa mente. Um sonho em que aparece uma casa dever ser interpretado de acordo com seus detalhes e cores. É preciso considerar em como a casa é mantida e suas condições de uso. Os cômodos na casa estão relacionados com facetas de sua personalidade. Por exemplo, nos sonhos, a cobertura representa sua capacidade intelectual, o porão seu inconsciente, o quarto como funcionam os nossos assuntos de casal, o banheiro a limpeza de nossos sentimentos e emoções, as janelas nossas influências exteriores, tudo tem uma correlação no plano físico. Às vezes, sonhar com casas onde moramos quando crianças indica uma tentativa de regresso aos momentos felizes que vivemos, ou se for desagradável representa traumas de nossa infância, a criança que foi ferida necessita se auto-curar.

Os sonhos com casas são muitos significativos. Correspondem às tendências tanto positivas quanto negativas que formam nossa personalidade. O estado da casa reflete como está nossa personalidade, nossa estrutura interior. Quando a casa está em reforma ou inacabada revela nosso desenvolvimento e as mudanças necessárias para o nosso crescimento. A casa inundada é um alerta para ficarmos atentos para com nossas emoções. Se está limpando sua casa representa seu desejo na vida real de mudar. Todas as suas experiências, estágios de desenvolvimento, partes do seu consciente e inconsciente estão representados na casa do seu sonho. Nela também estão as preocupações sobre um determinado dilema da sua vida. Preste atenção aos detalhes e aprenda sobre você mesmo.

*Leia mais acessando a Página Significados dos Sonhos (ver casa).

CARRO
Os meios de transporte são imagens que parecem indicar a estrutura do ego ou o modo como o ego se movimenta através das várias atividades da vida. Representa um sentido de liberdade de estar no controle ou ainda uma forma de escapar, fugir. Todo veículo, é parte da sua viagem pela vida quando o sonho se repete sempre, seu inconsciente quer falar-lhe de temas importantes como autocontrole e sensibilidade.
É um símbolo de seu grau de independência e controle que exerce sobre sua própria vida. É interessante comprovar quem conduz o carro em seu sonho – se conduz você, indica que tem um papel ativo em sua vida real. Se outro conduz e você vai no assento atrás, indica que você está se menosprezando e permitindo que os outros assumam o controle e por isso permite que outros tomem decisões que afetam a sua vida. De qualquer maneia, este tipo de sonho indica o seu grau de dependência e controle que você tem em sua vida.

*Leia mais acessando a Página Significados dos Sonhos (ver carro).

barraflorida-12

Meus queridos leitores do Blog, não estou mais respondendo sobre significado de sonhos. Peço a compreensão de todos para não insitirem. Muitas pessoas escrevem pedindo ajuda para interpretar sonhos. Escrevi sobre os sonhos, porque sei que realmente funcionam para entender o momento psicológico que estamos passando. Para vocês terem uma idéia vou completar dez anos de anotações. Fica difícil analisar sonhos pessoais a partir de apenas um sonho. Agradeço a compreensão de todos. Muita paz e muita luz.

Para saber significados de alguns símbolos dos sonhos acesse a página Significados dos Sonhos(cique aqui).

barraflorida-12

Bibliografia
Como interpretar os sonhos. Nerys Dee. Harmonia Editora
Dicionário Psicanalítico dos Sonhos. José Bosco. Madras Editora
Estudando a mediunidade. Martins Peralva. FEB
Memórias, sonhos, reflexões. C. G. Jung. Editora Nova Fronteira
O homem e seus símbolos. C. G. Jung Editora Nova Fronteira
Site: http://www.salves.com.br/dicsimb/dicsimbindex.htm

*Mais bibliografia veja o Post: Aos meus leitores

Leia mais:

Postagens: Projeção Astral

Postagens: Sonhos

Página: Significado dos sonhos

Vídeo: O sonho como expressão…

Onde está o seu tesouro?