Doenças da alma

A patogênese da alma está dividida em quadros dolorosos. A cólera, a intemperança, os desvarios do sexo, as viciações de vários matizes, formam criações inferiores que afetam profundamente a vida íntima. Quase sempre o corpo doente assinala a mente enfermiça. A organização fisiológica, segundo conhecemos no campo de cogitações terrestres, não vai além do vaso de barro, dentro do molde preexistente do corpo espiritual.

Continuar lendo

Sonhos caminho para o Autoconhecimento

O inconsciente expressa-se por meio de símbolos e uma das suas manifestações é através dos sonhos. Esses símbolos são uma importante ferramenta de autoconhecimento. É muito importante trabalharmos os nossos sonhos, porque vamos nos encaminhando para o autoconhecimento, num movimento de autoregulação interna da psique, ao identificarmos todo o significado de determinado símbolo que está muito atuante em nossa vida. Essa influência é tão inconsciente e sutil que não nos damos conta.

Continuar lendo

Linguagem simbólica dos sonhos

Alguns símbolos oníricos postados na página Significado dos sonhos tem o link direcionando para alguns sonhos com símbolos baseados na minha vivência pessoal. Como eu me identifiquei mais com a Interpretação Junguiana, farei as abordagens dos símbolos dentro da visão de Carl Gustav Jung como: inconsciente pessoal, inconsciente coletivo, sombra, arquétipos e outros conceitos junguianos. […]

Continuar lendo

Frente a frente com meus medos

Segundo Jung, A maioria das pessoas, depois de certa extensão de análise dos sonhos, sabe quando a interpretação “clica”; quando há o sentimento de que ela atinge absolutamente o fato, sabe-se que se está na trilha certa, se a interpretação estiver absolutamente incorreta, o efeito no paciente mostrará isso, o inconsciente reagirá no próximo sonho, e assim a interpretação do sonho pode ser corrigida…

Continuar lendo